Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A última edição do ano do Rádio Aspuv vai falar sobre a auditoria da dívida pública brasileira: a importância desse procedimento e o impacto que ele poderia trazer ao país. Para debater o assunto, foi gravada uma entrevista com a coordenadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli. O radiojornal vai ao ar na segunda-feira (11), às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7. Também é possível ouvir a programação da rádio ao vivo pelo site fratevi.org.br.



Fattorelli é auditora aposentada da Receita Federal e participou da investigação sobre a dívida pública da Grécia e a do Equador. “A dívida tem sido a desculpa para todo esse pacote a que temos sido submetidos (…). Fica muito claro que o objetivo da reforma da Previdência é reduzir o pagamento de benefícios para que sobre mais para a dívida. Todo esse pacote de privatizações, que o Temer está apresentando, qual é a justificativa? A dívida. Nós temos que saber que dívida é essa que exige todo esse sacrifício, que todo ano leva cerca de metade do orçamento federal. Ninguém sabe dizer que dívida é essa” disse ela ao programa. “É um grande esquema mundial, que usa a dívida como mecanismo de transferência de renda, de receitas públicas para o setor financeiro”, completou Fattorelli.



O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da Aspuv.  Desde a sua estreia, em agosto, já foram veiculadas nove edições, tratando de temas relacionados, por exemplo, aos direitos trabalhistas, à educação e à carreira docente como a reforma da Previdência, a situação orçamentária das universidades federais e a privatização do ensino público brasileiro. Todos os programas estão disponíveis no site da seção sindical (clique aqui).



Dívida pública brasileira

A dívida pública brasileira é a soma de todas as dívidas do Estado, sejam elas contraídas no país (dívida interna) ou no exterior (dívida externa). Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, em outubro deste ano, a dívida chegou a R$ 3,438 trilhões. Como, de acordo com os dados oficiais, esse número não para de crescer, o governo alega serem necessárias diversas medidas de cortes e contenção de despesas, como a Emenda Constitucional (EC) 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos.



No entanto a dívida brasileira nunca foi auditada, apesar de essa investigação estar prevista na Constituição Federal. Isso significa que não se sabe ao certo para onde está indo o dinheiro usado para o pagamento da dívida nem como ela chegou ao valor atual. Para se ter ideia, segundo a Auditoria Cidadã da Dívida, em 2015, a dívida consumiu o equivalente a 42% dos gastos federais.



Rádio Aspuv “Auditoria da dívida pública”:

Segunda-feira (11), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.