Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV



A Aspuv vai realizar, na próxima segunda-feira (23), uma roda de conversa para discutir a saúde mental no ambiente universitário. O assunto vai ser debatido sob diferentes perspectivas pela professora de sociologia do Colégio João XXIII da UFJF, Giselle Moreira; pelo professor do Departamento de Medicina e Enfermagem, Alex Fabrício de Oliveira; pela psiquiatra da Divisão de Saúde da UFV, Kelly Fonseca; pela chefe da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da universidade, Maria Alice Lopes Coelho Bressan; e pela presidente da Aspuv, Sylvia Franceschini. A atividade será às 18h30, no auditório do Departamento de Economia Rural e aberta ao público.



A saúde mental nas universidades é uma questão, que vem ganhando mais visibilidade nos últimos anos. Vários casos de suicídio e tentativas estão vindo à tona em diversas instituições de ensino superior do país. Este mês, em uma semana, dois estudantes da UFMG se suicidaram. Em Viçosa, no início deste ano uma aluna da UFV também se matou. Na UFMT, uma dissertação trouxe um número alarmante: quase 10% dos estudantes entrevistados relataram ter tido ideias suicidas nos dias anteriores ao levantamento.



Essa é uma questão, que atinge professores, técnicos e estudantes. Segundo a Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da UFV, transtornos mentais e comportamentais foram a segunda principal causa de afastamentos de servidores no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018. Já a Divisão Psicossocial registrou mais de 2.700 atendimentos no ano passado. Mais de 85% foram com estudantes. As principais queixas relatadas foram estresse e ansiedade.



O Rádio Aspuv tratou sobre esse assunto em sua última edição. O programa está disponível aqui.



Roda de conversa – Saúde mental no ambiente universitário:

Segunda-feira (23), 18h30 – Auditório do Departamento de Economia Rural


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.