Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A próxima terça-feira (20) é o Dia da Consciência Negra, data de celebração da resistência dos negros e negras, além da denúncia do racismo e de diversas outras formas de violência e opressão. Em Viçosa, será realizada a 10ª edição da Marcha da Consciência Negra, atividade organizada pela Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi (ACGZ), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab Viçosa), União dos Negros Pela Igualdade (Unegro – Seção Viçosa) e que tem o apoio da Aspuv.



Este ano, a marcha presta homenagem póstuma à Marielle Franco, vereadora e ativista dos direitos humanos negra, lésbica e periférica assassinada em março no Rio de Janeiro; ao Mestre Moa de Katendê, morto na Bahia após expressar seu posicionamento político no primeiro turno das eleições; a Natanael Lopes, jovem negro e gay assassinado em Viçosa, e a Kayla Lucas França, militante transfeminista negra que cometeu suicídio após passar por diversos episódios de violência e opressão. Esta edição quer chamar ainda a atenção para o combate ao fascismo e ao discurso de ódio, que atingem especialmente mulheres, pobres, negro/as e LGBTs.



A concentração está marcada para as 16h nas Quatro Pilastras. De lá, os participantes sairão em caminhada, a partir das 17h30, pelo Centro de Viçosa, debatendo as questões propostas pela marcha.



Sejune

A marcha integra o evento Sexualidades e Juventudes Negras (Sejune), realizado pelo Neab ao longo da próxima semana. Confira abaixo a programação:



Quarta-feira (21):

14h – Exposição Empretecendo Referências – Hall da Biblioteca

19h – Exibição do documentário Moa – gramadão

20h – Abertura do Sejune – Departamento de Economia Doméstica



Quinta-feira (22):

12h30 – Debate: Masculinidades Negras – Sala 06 do CEE

14h30 – Debate: da Cruz ao Axé – Sala 06 do CEE

19h – III Mostra de Arte Preta – Departamento de Artes e Humanidades



Sexta-feira (23):

14h – Debate: Padrões Estéticos e Sociais em Corpos Negros – Sala 06 do CEE

16h30 – Aula aberta: Boom-bap, Rap e Periferia em Resistência – Porão



Outras informações sobre o Sejune podem ser conferidas no evento do Facebook (clique aqui).



X Marcha da Consciência Negra

Terça-feira (20): 16h – Quatro Pilastras


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.