Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Andes e outras entidades se mobilizam em defesa da educação pública, da democracia e da Constituição

Entidades ligadas à educação pública irão construir um calendário de mobilizações nas instituições de ensino superior (IES) no início de dezembro. Em reunião realizada na última terça-feira (6), na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foram indicadas as datas de 04 e 05 de dezembro para a realização das atividades. Além da Andifes, participaram o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e União Nacional dos Estudantes (UNE).



Durante o encontro, os representantes das entidades frisaram a importância da unidade para a defesa das instituições, dos serviços públicos, da democracia e da Constituição Federal. Ficou definido que no dia 04 de dezembro ocorrerão debates sobre a democracia e os 30 anos da constituição. Já no dia seguinte, as entidades participarão de uma audiência em Brasília



A secretária-geral do Andes, Eblin Farage, ressaltou a necessidade de reação o mais rápido possível aos ataques do novo governo federal. “Uma das características desse governo é voltar se pressionarmos, como vimos no recuo da fusão entre os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Se nós demonstrarmos a nossa pressão agora diante do anúncio da possível migração das universidades federais para o Ministério de Ciência e Tecnologia, talvez consigamos algum tipo de recuo”, disse.



O presidente do sindicato nacional, Antonio Gonçalves, avaliou positivamente a reunião: “saímos com o encaminhamento de fazer um debate, o mais amplo possível, dentro das instituições de ensino superior com envolvimento das entidades presentes e na perspectiva de que neste debate evidenciemos os pontos de aglutinação para que possamos sair em defesa dos princípios históricos de cada entidade. Em defesa democracia, das instituições públicas, gratuitas e de qualidade e para o enfrentamento das políticas de um futuro governo que se avizinha e são nebulosas”.



Ficou definido ainda que no dia 06 de dezembro, as entidades se reunirão novamente para debater os próximos passos da mobilização.

Crédito da foto em destaque: divulgação Andes

 (Assessoria de Comunicação do Andes com edições da Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.