Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Acessibilidade nas universidades é debatida no Rádio Aspuv

Pessoas com alguma deficiência podem ingressas nas universidades e cursos técnicos federais por meio de cotas. Na UFV, somente este ano, entraram 39 alunos no campus de Viçosa, oito no de Florestal e três no de Rio Paranaíba, segundo a Pró-Reitoria de Ensino. Mas apesar do avanço na forma de ingresso, as instituições ainda não estão totalmente adaptadas para receber esses estudantes. Em 2012, por exemplo, durante avaliação para o seu recredenciamento, o Conselho Nacional de Educação apontou que a UFV não atendia plenamente aos requisitos legais relacionados às condições de acesso para as pessoas com alguma deficiência. Por isso, a acessibilidade nas universidades vai ser o tema da próxima edição do Rádio Aspuv nesta segunda-feira (09).



Para debater a questão, o programa conversou com a estudante do curso de Comunicação Social, Rita Cristina da Silva, que entrou pelo sistema; o diretor de programas especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Vinícius Catão de Assis Souza; e a professora do Departamento de Educação, Rosa Porcaro. “Todas as pessoas têm direito à educação. Isso é constitucional (…). As universidades não têm acessibilidade. Elas vão ter que se organizar”, disse a docente ao radiojornal, destacando tanto o aspecto da estrutura física quanto o do treinamento de pessoal apto a lidar com esses estudantes.



O Rádio Aspuv é produzido pelo setor de divulgação da seção sindical. Ele vai ao ar a cada duas segundas-feiras, às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis neste link.



#PraCegoVer

A partir desta semana, as postagens da Aspuv no Facebook e no Instagram passam a contar com uma descrição, que possibilita aos deficientes visuais saberem o que a imagem publicada contém. O projeto #PraCegoVer é uma iniciativa da professora e especialista em acessibilidade para deficientes visuais do estado da Bahia, Patrícia Silva de Jesus. Entidades, empresas e pessoas públicas utilizam essa hashtag (palavra ou expressão antecedida por cerquilha – # -, que permite a indicação e o agrupamento de conteúdos relacionados em determinada rede social) para apontar a legenda descritiva, que agora começa a ser parte também da comunicação da Aspuv.



Rádio Aspuv Acessibilidade nas Universidades:

Segunda-feira (09), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.